segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NOVA COORDENAÇÃO NA PASTORAL FAMILIAR

Foi escolhido ontem (07.02.2010) na residencia do casal Valdemar Costa e Gorete Oliveira a nova Coordenação do Grupo Católico A PASTORAL FAMILIAR. Eleitos:

CASAL COORDENADOR: Edgar e Terezinha

CASAL VICE-COORDENADOR: Maxsuel e Gerusa

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CASAL TESOUREIRO E SECRETÁRIO: Antonio Luiz e Chaguinha Andrade

BOA SORTE nesta nova caminhada de fé, trabalho e oração...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

É a hora da retomada!

A primeira semana após o fim das férias costuma ser de encontros e expectativas. Planejar-se e organizar uma rotina é de fundamental importância, uma vez que a mesma representa segurança pelo fato de ser previsível, não gerando ansiedade e/ou desorientação. No entanto, a rotina não deve ser vista como sendo rígida e estática. Ela deverá sim, ter uma espinha dorsal, mas com mobilidade, quando necessário. Então seguem algumas dicas...
• Levar a criança para conhecer as dependências da escola, tanto o espaço interno como externo;
• O nome dos amiguinhos e do professor devem ficar bem registrados para a criança;
• Apresentar a sala de aula, os materiais, livros, etc para assim criar um interesse em relação à classe;
• Atividades bem atrativas e diferentes também são muito importantes nas primeiras semanas (histórias com fantoches, caça tesouro, muita música e brincadeiras);
• Recebê-las em espaço diferentes também é muito importante, assim ela vai se familiarizando com todos os espaços da escola. (se for possível);
• Iniciar a aula com os alunos em roda para uma conversa informal e esclarecer (apresentar) a rotina organizada para o dia;
• É de fundamental importância a roda de história, que deve ser mantida durante todo o ano e para todas as Classes; contar história para o aluno é se mostrar um leitor de fato; Por ser considerada como instrumento de dinamização da aprendizagem, a rotina é um facilitador das percepções infantis sobre o tempo e espaço. Sendo compreensível e claramente definida é, também, fator de segurança. Assim, serve para orientar as ações das crianças e dos professores e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer.
Por caracterizar-se como facilitadora da aprendizagem, a rotina, então, não deve transformar-se numa planilha diária de atividades, rígida e inflexível, exigindo a adaptação da criança a ela. Ao contrário, a rotina considera a criança e ela deve adequar-se, atendendo ao ritmo, às possibilidades e necessidades de cada uma.
A organização do tempo precisa ensejar alternativas diversas e, freqüentemente, simultâneas de atividades mais ou menos movimentadas, individuais ou grupais, que exijam maior ou menor grau de concentração da atenção; determinar a hora da recreação, do jogo, da história, da escrita, da leitura... São objetivos das rotinas, em geral:
• Promover a interação e o entrosamento de todos os membros do grupo, gerando socialização, extroversão, espontaneidade;
• Oportunizar a construção do conhecimento relativo aos diferentes conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
• Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio, da memória, da imaginação, da capacidade de concentrar, atenção;
• Valorizar a presença e a participação de cada criança, nas atividades, permitindo rodízio equitativo entre todos, sem vantagens ou desvantagens;
• Delegar funções e dividir responsabilidades, visando atingir a necessidade psicossocial da criança como cidadã e como sujeito de sua própria aprendizagem;
• Propiciar a exploração das atividades iniciais, em cada dia, de forma interdisciplinar, aproveitando diferentes situações para desenvolver diferentes conteúdos ou ampliar conceitos e vivências;
• Atender às necessidades de variação, criação e alternância, a partir das atividades constantes como rotineiras.
Agora mãos à obra... que tal organizar a sua rotina?
* Procure definir na sua rotina quais atividades serão permanentes e quais serão esporádicas. Mantenha sempre a Roda de História (início ou final da aula); lembre-se de que contar ou ler histórias é um momento singular e que o mesmo deve ser planejado, e as histórias devem ser escolhidas e lidas previamente pelo professor. Além do mais, é muito importante criar uma atmosfera de envolvimento e encantamento que deve prevalecer neste momento.
SITE: O MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO.

ESTÁ INICIANDO O ANO LETIVO E SÃO IMPORTANTES ALGUMAS INFORMAÇÕES PARA PODERMOS CONHECER MELHOR NOSSO ALUNO E ASSIM, APLICARMOS A MELHOR METODOLOGIA PARA QUE POSSAM APRENDER E APREENDER MELHOR OS CONTEÚDOS.

OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO


PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I
NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA "BOLA", POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II
O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.

NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO
O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”
QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO
O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA.
Com Carinho, Tatiana

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

POLÍTICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Secretaria de Educação Especial (Seesp) desenvolve programas, projetos e ações a fim de implementar no país a Política Nacional de Educação Especial. A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Dentre as ações desenvolvidas pela Seesp está o apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino para a oferta e garantia de atendimento educacional especializado, complementar à escolarização, de acordo com o Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008.
Para apoiar os sistemas de ensino, a secretaria desenvolve o Programas de Formação Continuada de Professores na Educação Especial - presencialmente e a distância -, Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Escola Acessível (adequação de prédios escolares para a acessibilidade), Programa BPC na Escola e Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que forma gestores e educadores para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.
Destacam-se ainda as ações de garantia de acessibilidade nos programas nacionais do livro, implementados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Secretária de Educação Especial
Cláudia Pereira Dutra
Telefones: (61) 2022 7635/7633
*Conheça os Programas e Ações da Seesp

ESPECIALIZAÇÃO EM AEE (Atendimento Educacional Especializado) PELA FACULDADE FEDERAL DO CEARÁ/ ATRAVÉS DO TelEduc.

Neste dia 01/02/10 teve início a especialização em AEE.
Apresentação do curso:
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Faculdade de Educação (FACED) / Departamento de Estudos Especializados, com recursos do Ministério da Educação (MEC) / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece o Curso de Especialização em Educação Especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância.

Para manter todos informados a respeito das ações deste curso, teremos um site (http://www.aee2010.ufc.com.br/) como nosso ponto de encontro. Criamos este ambiente para dialogar sobre todos os assuntos que dizem respeito às nossas atividades. Trata-se de um espaço concebido para estreitar as relações de estudo, de trabalho, de companheirismo e amizade, que nos unem neste projeto. Somos muitos e nossas infinitas diferenças vão fazer este site se modificar continuamente, com a presença de cada um que nele se apresenta pelos mais variados motivos: busca de informações, informe de notícias, mensagens, indicações de entretenimento, livros, enfim tudo o que quisermos comunicar, unindo, neste Brasil tão grande, pessoas, idéias, energia e força para cada vez mais fortalecermos a educação, na perspectiva democrática e inclusiva!!

Outras Instituições que oferecem curso em AEE.
A Coordenação
PLATAFORMA TelEduc
UFC- Universidade Federal do Ceará

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O CÂNCER DE MAMA MATA MILHÕES DE MULHERES TODO O ANO!

SITE DO CÂNCER DE MAMA
Você Sabe Quanto Vale a Sua Vida ?
Quer queira ou não, todo início de ano, não passa de uma troca de data no calendário, mas a passagem de um ano para o outro vem sempre carregada de muito simbolismo, que alimenta a crença de que as coisas podem mudar para melhor. O momento anima a estabelecer metas e resoluções para o novo ano que começou. Promessas que, que em muitos casos, ficam apenas no campo das intenções e logo são abandonadas nas primeiras semanas.
Para se olhar o futuro é importante refletir sobre o passado. Entender a razão das derrotas, perdas e os motivos das vitórias. Isto ajuda a escolher as providências necessárias para que o projetos pessoais e meta sejam realizadas.
O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate e Câncer de Mama, também faz essa reflexão do trabalho realizado, e temos a plena certeza que todo o nosso trabalho realizado já é recompensado quando conseguimos salvar a vida de apenas uma única mulher.
Talvez, você esteja se perguntando nesse momento se isso não é muito pouco.
Mais afinal, quanto vale a vida de uma pessoa?
Fica fácil estimar um suposto valor para a vida de uma pessoa desconhecida. Vamos ser mais realista e estimar um valor para uma pessoa que você conhece melhor do que todos, você mesmo!

Quanto Vale a Sua VIDA ?
Acreditamos que você nunca tenha pensado em responder essa pergunta. Por isso, nós vamos ajudar a você tentar fazer esse estranho cálculo.
IGUALDADE:
Não seria justo comparar pessoas que tiveram boas oportunidades na vida, com pessoas que nem sempre tiveram as mesmas oportunidades.
Por isso, esqueça se você é rico ou pobre, se um profissional bem sucedido ou um desempregado, se é um executivo ou um lixeiro, se nasceu numa mansão ou num casebre, se nasceu na cidade ou na roça.
Enfim esqueça o bens materiais e o que você possa produzir e comprar.

EMOCIONAL:

Agora que supostamente você é igual a todas pessoas e que todas pessoas são também iguais a você, ficará mais fácil avaliar o valor das emoções mais simples e alegres da vida e comum a todos nós:
Quanto vale a alegria do primeiro beijo da sua vida?
Quanto vale o sentimento de paixão do primeiro namorado?
Quanto vale o sentimento de compromisso do noivado?
Quanto vale a alegria de se casar com a pessoa amada?
Quanto vale a sensação de estar grávida formando uma família?
Quanto vale o sentimento de ser mãe e amamentar o seu filho?
Quanto vale a alegria de ver seus filhos crescerem com saúde?
Quanto vale a satisfação de ver seus filhos se casarem?
Quanto vale a alegria de ter e conviver com os netos?
Enfim quanto vale tudo isso, apenas uma vida simples e normal ?

VALOR FINAL:
Se você conseguiu descobrir Quanto Vale a Sua Vida!
Então você saberá quanto Vale a Vida de Uma Mulher Salva!

Aproveite a vida e a viva intensamente sem medo de ser feliz.
Pois, muitas mulheres não tiveram a sorte de usufruir nem 25% da VIDA!
Por isso, o que é pouco para você, é muito para nós!
Colabore com os projetos do Instituto Neo Mama e Viva a VIDA!