quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

POESIAS:

Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
                                        Ruth Rocha


Criança, Botão de uma Flor
Toda criança precisa de amor
Sou como o botão de uma flor
Às vezes quero ser gente grande

Ser forte como um gigante.

Criança quer sorrir
Criança quer falar
Criança quer ouvir
Criança quer calar.

Criança quer é ser feliz
Fazer o que der na veneta
Riscar paredes com o giz
Rabiscar papéis com lápis ou caneta.
                                         Rosângela Trajano

Da criança para o adulto

Cuide de mim com delicadeza,
sou pequenina, frágil,
preciso aprender que o amor
faz abundar a fonte da alegria.
Fale comigo com carinho,
explique-me as coisas direitinho
e dê-me tempo para entendê-las.
Ofereça oportunidades
aos meus passos pequenos,
às minhas mãos diminutas,
aos meus braços curtos.
Respeite o meu tamanho
e as minhas impossibilidades ,
você, com minha idade,
também sentiu tais limitações.
Quando eu for um pouco maior,
não me veja enquanto
um homem pequeno e sim
enquanto uma criança grande.
Deixe que eu decida a hora
de tornar-me adulto.

Mostre-me o certo e o errado,
o bom e o mau, o bem e o mal
e não me permita nada do que
faça de mim um ditador.
Valorize minhas conquistas,
leve a sério o meu aprendizado.
Diga-me não tantas vezes
quantas forem necessárias, porém,
por favor, ame-me, ame-me muito,
eu estou aqui, não por pedir para estar,
eu estou aqui porque um dia
você foi me buscar.
                                     Maria da Graça Almeida


QUER BRINCAR?

Alegria de criança
É tão fácil, tão gostosa!
Qualquer sonho se alcança.
E a vida é cor-de-rosa.

O brinquedo ou a caixa,
Tudo serve pra brincar.
Tudo sempre se encaixa
Nesta fase de inventar.
Pega-pega, esconde-esconde, mau-mau...
Gato mia, polícia e ladrão...
Brincadeira mais legal
Vem da imaginação.

Você brinca o dia todo
E com tudo que aparece.
Se adulto é quem brinca,
Dizem dele: “Este não cresce!”

Mas criança se diverte
De um jeito diferente.
Ela leva mais a sério
A missão de ser contente.

Qualquer coisa nessa vida
Pode virar brincadeira.
Chuva, rio, nuvem surgida...
Qualquer coisa que se queira.

Quando você for grande
Continue a diversão.
Com bola, pintura ou casinha...
Existe uma profissão!

Até mesmo com palavras
A gente pode brincar.
Está vendo esta poesia?
Eu brinco é de rimar!
                              Evelyn Heine
O direito das crianças
                                   (Ruth Rocha)
Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cahorro-quente.

Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...

Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz!

DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho. Ele teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Todavia, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das crianças é comemorado, em 12 de outubro, com muitos presentes.

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem. Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982. Aqui no Brasil comemoramos também esta data no 22 de setembro, onde mostramos através de ações nacionais os benefícios e leis desenvolvidas viabilisando o bem-estar desta parte esquecida da população. Muitos são os projetos desenvolvidos e leis criadas para que as pessoas com deficiências tenham seus direitos garantidos e que possam contribuir também para o crescimento de nossa nação, através de seu estudo e trabalho.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Visita de Campo ao Lajêdo de Soledade

No dia 28 de Agosto/2010, o Professor da rede Municipal de Ensino ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA realizou com sua turma do 9 ano uma visita a cidade de Apodi: ao Lajêdo de Soledade, museu e a segunda maior Barragem situada nesta referida cidade . Com o objetivo de observarem e estudadem a forma de escrita de nossos antepassados, as escritas pré-históricas. A turma era composta por alunos da Zona Urnana e Rural de Nossa cidade.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mais fotos do desfile cívico em comemoração aos 57 anos de emancipação política.


Projeto de Leitura

A Escola Municipal Maria Gorete, está realizando um Projeto de leitura.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

DURAÇÃO: 12 MESES

META: CRECHE AO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR

INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUL. PROFESSORA MARIA GORETE DE C. MACÊDO



2. JUSTIFICATIVA:

No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para ler, ouvir e simplesmente contar histórias para nossos filhos(as). Esquecemos que, através das histórias, a criança, o adolescente e o jovem criam seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada. Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo prepara nossos alunos(as) para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas. A leitura está presente em nossa vida. Em nossa cultura há muito tempo existe o hábito de contar e ouvir histórias. Está relacionado à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura aproxima as pessoas do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade de crianças, jovens e adultos com os livros, jornais, revistas, cartas, e-mails e outras formas e contatos com leitura para a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato das pessoas com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são um dos principais agentes na promoção dessa prática, e a escola, o principal espaço para isso. Nesse sentido, O PROJETO: Minha Escola Lê, visa fazer com que o aluno(a) tenha prazer em ler, ouvir e transmitir a mensagem a outros. Assim, a leitura deverá ser mostrada com dimensão de prazer e de alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades escolares.

Executado em parceria com a Secretaria de Educação, comunidade escolar e voluntários, a idéia é proporcionar entretenimento e incentivar o hábito da leitura dentro e fora da instituição escolar.



3. OBJETIVOS:

3.1. GERAL:

• Trabalhar a leitura permanentemente na sala de aula, fomentando o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.



3.2. ESPECÍFICOS:

• Contar, dramatizar e assistir as histórias clássicas;

• Contar histórias através de gravuras;

• Apresentar aos alunos para folhear: livros, revistas e jornais;

• Criar o baú itinerante de história;

• Cantar com os alunos e produzir as atividades a partir das musicas apresentas;

• Criar o momento da leitura diária e interpretá-la;

• Criar a sala de leitura;

• Conscientizar os alunos quanto a importância de ler;

• Compreender o que se está lendo;

• Ler diariamente para o aluno;

• Produção de textos;

• Trabalhar textos fatiados;

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;

• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra de autores;

• Conhecer poemas, histórias em quadrinhos, reflexões e etc;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem;

• Trazer autores de livros locais e da região para contar poemas e versos.



4. METODOLOGIA:

O Projeto de Leitura: Minha Escola Lê, será executado na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, pelos professores da Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor e Maior. Será realizado durante todo o ano com o intuito de fortalecer os laços da leitura dentro e fora da escola.

5. AÇÃO CONCRETA DO PROJETO PARA ESTIMULAÇÃO DA LEITURA PERMANENTE APÓS EXECUÇÃO DO PROJETO:

• 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes de creche, educação infantil e ensino fundamental.

• 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.

• 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.

• 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.

• 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.



6. ATIVIDADES:

• Produção de textos com letras, gravuras, frases e palavras;

• Trabalhando com rótulos;

• Poesias, Poemas e versos;

• Contagem de histórias;

• Dramatização de histórias;

• Atividades de raciocínio: cruzadinhas, quebra-cabeças, jogo da memória e outros;

• Musica: estimular gestos, mímicas e etc;

• Atividades referente as histórias apresentadas;

• Recorte e colagem;

• Leitura de poemas, reflexões, versos e etc;

• Pesquisas literárias;

• Montagem da sala de leitura;

• Aquisição de livros, revistas e jornais;

• Jogos e brincadeiras;

• Teatro;

• Gincanas literárias;

• Baú da história.

7. MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:

• Jogos;

• Cartolinas;

• Folha de ofício;

• Álcool;

• Mimeógrafo;

• Computador e impressora;

• Fantoches e dedoches;

• Cortinas de histórias;

• Livros das histórias clássicas;

• Caixas de papelão: Dados com letras, sílabas e palavras;

• Papel madeira;

• Canetas coloridas;

• Fita adesiva;

• Revistas e jornais;

• Cola;

• E.V.A;

• TNT;

• Velcro;

• Feltro;

• Televisão;

• Retroprojetor;

• Fitas: Filmes das histórias infantis;

• Livros de pano;

• Aventais de histórias;

• A bolsa das letras e palavras.



8. AVALIAÇÃO:



A avaliação ocorrerá de forma contínua, levando em consideração o interesse e a participação dos alunos no cumprimento das atividades desenvolvidas dentro e fora da ESCOLA.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DESFILE CÍVICO DA ESCOLA MARIA GORETE

A Escola maria Gorete este ano teve como tema para sua apresentação: ESCOLA INCLUSIVA. Na responsabilidade da sala de recursos este ano a referida escola teve meta mostrar ao povo de nossa cidade um belíssimo trabalho de inclusão realizado por nossa escola com as Pessoas com deficiências, Transtornos Globais do desenvolvimento e Altas habilidades, público-alvo desse trabalho.

Visita de professores de Areia Branca a Upanema - Sala de Recursos

No início deste mês de Setembro tivemos a visita aqui em nossa cidade, na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, da Turma de Especialização em Atendimento Educacional especializado da cidade de Areia Branca, com o objetivo de Adquirir experiência com o trabalho com Pessoas com deficiências, trabalho este oferecido pela escola Maria Gorete neste ano de 2010.