quinta-feira, 29 de março de 2012

Feliz Aniversário!

Toinho...


Que neste dia tão especial o Senhor
esteja na tua frente
para te mostrar o caminho certo...

Que o Senhor esteja ao teu lado,
para te abraçar e proteger...

Que o Senhor esteja atrás de ti,
para te salvar de pessoas falsas...

Que o Senhor esteja debaixo de ti,
para te amparar quando caíres
e que te tire das armadilhas...

Que o Senhor esteja dentro de ti,
para te consolar quando estiveres
triste...

Que o Senhor esteja ao redor de ti,
para te defender quando outros te
atacarem...

Que o Senhor esteja sobre
ti abençoando-te sempre...

Que seus caminhos permaneçam sempre
iluminados,para que você possa
continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de
trilhar com você,
um trechinho desta longa jornada!


Muita saúde, paz , felicidade
e alegria...
Tudo de melhor para você...
neste dia tão especial !


Muitas e muitas Felicidades!

quarta-feira, 28 de março de 2012

24 ANOS DE HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA GORETE DE CARVALHO MACÊDO



BIOGRAFIA DA ESCOLA MARIA GORETE

A Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo está localizada na rua José Lopes, n. 349, Bairro Pêgas (sede), Upanema/RN. Foi fundada em 15 de março de 1988, em um terreno cedido pelo Senhor Milton Marques, sua criação ocorreu através do decreto Lei n. 106/88, no Governo do Prefeito Antonio Targino Sobrinho.

Ela atende alunos de Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental, funciona em dois turnos (matutino e vespertino), com uma média de 1.100 alunos.

A direção está a cargo do Professor Antonio Luiz de Oliveira, da Vice-diretora Maria Yaponira, Coordenação Pedagógica Edimi Medeiros e Coordenador Financeiro Professor Diógenes Matoso. A escola tem esse nome em homenagem a uma de suas primeiras professoras (falecida).

A Instituição Funciona atualmente em duas estruturas físicas com 26 salas de aula, duas salas de direção, duas cozinhas, uma sala de leitura, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma secretaria, duas salas para professores, banheiros, pátio, quadra simples para práticas esportivas, uma sala multifuncional para o atendimento educacional especializado (AEE). Foi Fundada em 29 de Março de 1988, com um terreno doado pelo Senhor Milton Marques, eram somente três salas de aula, onde funcionava uma Creche Municipal, onde acolhia crianças humildes da comunidade.

No ano de 1989, na gestão do Prefeito Valério Tavares e da Secretaria de educação Maria de Fatima Tavares nomearam para diretor da escola Pe. Geraldo (holandês e Pe. Na época).Porém a parte burocratica era respondida pela secretaria de educação. Daí continuou a sucessão de Diretores: Roneide Carvalho, Reginaldo Veíssimo dos Santos, Elizabete Alves, Areli Canário, Antonio Ribamar, Antonio Nicácio, Francisco Severino e Antonio Luiz de Oliveira. Atualmente seus diretores são escolhidos através do Processo de gestão democrática.

Tem portanto, 24 anos de trabalhos prestados a esta comunidade. Contamos com 65 professores, mais de trinta funcionários na limpeza, cozinha e na secretaria. Temos quase todos os professores formados e com especialização em suas áreas específicas, com o objetivo de prestar um bom serviço a comunidade.

A escola tem passado por várias reformas na sua estrutura física, porém ainda requer muitas melhorias, atualmente foram construídos novos banheiros adaptados para pessoas com deficiência, parceria do governo municipal e federal.

Nossa escola hoje conta com uma Sala de Recursos Multifuncional, serviço da Educação Especial, realizando Atendimento Educacional Especializado. Seu público alvo: Pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação. Tendo em seu objetivo, observar, criar estratégias e recursos pedagógicos e de acessibilidade para que esta clientela desenvolva seu potencial e sua automia frente a sociedade atual.

Podemos dizer que ainda é uma escola muito jovem e que tem uma bonita história de vida construída com base no seu progresso e desenvolvimento.
sendo hoje, a maior escola do município também apresenta muitos desafios.
 
Mesmo assim, Parabéns Maria Gorete!

quinta-feira, 15 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
Março-Abril de 2012
CURSO 1:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Necessidades especiais e currículo escolar; Métodos educacionais diversificados; Serviços de apoio especializados; Flexibilização curricular e currículo contextualizado; Interdisciplinaridade e prática docente; Avaliação, currículo e inclusão socioeducacional
CURSO 2:
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Adaptabilidade e adequação física do ambiente escolar; Autismo; Cegueira e baixa visão; Deficência física; Deficiência intelectual; Direitos das pessoas com necessidades especiais; Distúrbios: dislalia, disgrafia, disortografia e descalculia; Educação física adaptada e inclusiva; Educação, inclusão social e mercado de trabalho; Mobilidade reduzida e amputados; Nanismo; Os desafios da educação inclusiva; Paralisia cerebral; Psicopedagogia e educação inclusiva; Recursos pedagógicos adaptados e recursos para comunicação alternativa; Salas de multirrecursos e tecnologias assistivas; Sexualidade da pessoa com deficiência; Sindromes: rett, down e pânico; Surdez e deficiência auditiva; Surdocegueira e múltiplas deficiências; Transtornos: hiperatividade e déficit de atenção.
CURSO 3:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 30,00
Carga Horária: 60h
O que estudaremos?
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; O acesso de pessoas com deficiências as classes e escolas comuns da rede regular de ensino; Atendimento educacional especializado às pessoas com surdez.
CURSO 4:
METODOLOGIA DO ENSINO APLICADO À EDUCAÇÃO DE SURDOS
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 30,00
Carga Horária: 60h
O que estudaremos?
A surdez e a educação de surdos: realidade, dasafios e perspectivas – compreensão do cotidiano e do processo didático-educativo; Os métodos de ensino aplicados à educação de surdos, os desafios à escola inclusiva e a educação bilingue para surdos; Prática educativa, surdopedagogia, pedagogia surda e didática da educação de surdos.
CURSO 5:
A UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO: DA SUA ORIGEM À CONTEMPORANEIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Objetivos da educação à desenvolvimento harmônico do homem; Objetivos da universidade: universalização da cultura, socialização do saber, formação de profissionais, formação de pesquisadores, Primeiro compromisso; Avaliação da universidade: compromisso com o axioma da dúvida; confronto saber versus conhecimentos emergentes; sinergia entre produção individual e coletiva; articulação entre ciência e tecnologia; enfrentamento dos problemas sociais.
CURSO 6:
CURSO TEORIAS DAS APRENDIZAGENS, EDUCACIONAL E DA PERSONALIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Teorias da Aprendizagem; Teoria Educacional; Teoria da Personalidade; Professor: personalidade, características e estresse do cotidiano docente.
CURSO 7:
CURRÍCULO E PODER
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Programas de ensino = conjunto estruturado de conhecimentos; Currículo: saberes e práticas educativas socialmente institucionalizadas; Variáveis que determinam o formato do currículo: recorte do conteúdo, projeto institucional, currículo oculto, projeto cultural; Professor: seleção dos conhecimentos, adequação dos conhecimentos às futuras necessidades profissionais do aluno, alunos com elevados índices de reflexão.
Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD, está dividido em módulos semanais/quinzenais e exigirá maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicito que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas. Caso seja do seu interesse participar desta iniciativa.
Todas as atividades constituirão pontos para a Certificação, inclusive a participação nos FORUNS, desse modo não se esqueça de interagir em TODOS os fóruns apresentados, pois estes constituem também os módulos/unidades estudadas.
INVESTIMENTO E PAGAMENTO:
Não há taxa de inscrição e/ou mensalidade, apenas o valor correspondente a este serviço será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por Curso matriculado, depositados em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz:
Banco do Brasil - Ag. 4486-5 - C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 - C/C 63065-9
Itaú - Ag. 8756 - C/C 01039-6
CERTIFICAÇÃO:
Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de trinta dias após a conclusão do Curso.
No certificado constará de carga horária total, bem como, o conteúdo programático do curso.
PRAZO DE INSCRIÇÂO:
Inscrições serão aceitas se solicitadas até o dia 15/03/2012. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o nº do comprovante do depósito ou transferência, para: cefop2@gmail.com requerendo sua inscrição.
Realizado este procedimento aguarde até o dia 25/03/2012, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.
O Curso terá início em 26/03/2012, término em 30/04/2012 e acontecerá na plataforma Moodle:http://eadcursos.mdl.gnomio.com, totalmente on line. Gentileza divulgar!!
Sintam-se à vontade!! Bons estudos e um excelente Curso!
Abraços e realizações em nossas vidas pessoais e profissionais.
Atenciosamente.
Prof. José Flávio da Paz
(84) 8801 7458 / 9114 0840

segunda-feira, 12 de março de 2012

DIA 11/03(Domingo)-ABERTURA
17hs 30min-Carreata saindo da capela Stº Antonio - Fazenda Poré - visitando os bairros da cidade

18hs00min-Acolhida do Bispo e equipe diocesana
Local: Praça Antenor Severino da Costa
18hs30min-Abertura-Matriz
· Hasteamento das bandeiras
· Falas das autoridades
19hs30min-Celebração Eucarística
21hs00min-Jantar

DIA 12/03(segunda-feira)
Manhã
06hs00min-oração da manhã-Matriz
07hs00min-café comunitário
Local: Feira da agricultura familiar
08hs00min-Reunião com as autoridades locais
Local: Câmara Municipal
10hs00min-visita às secretarias (Saúde, Educação, Ação social, Turismo e Comunicação, Obras, Administração e Agricultura)
12hs00min-Almoço

TARDE
14hs30min-Encontro com profissionais da Educação do Estado e Município
Local: Câmara Municipal
16hs30min-Encontro com os meios de comunicação
Local: Câmara Municipal
17hs30min-Reunião com a comunidade Pêgas
18hs30min- Celebração Eucarística - Santuário de Mãe Rainha
20hs00min-Jantar

DIA 13/03(terça-feira)
Manhã
06hs00min-Celebração Eucarística
07hs30min-Café comunitário no Sítio Retiro
08hs00min-Reunião com a comunidade de Retiro
09hs00min-Reunião com o P.A Lagoa Vermelha
10hs30min-Reunião com a comunidade do P.A Esperança
12hs00min-Almoço-Esperança

Tarde
14hs30min-Reunião com a comunidade de São Manoel/São Sebastião
16hs00min-Reunião com a comunidade do P.A Padre Pedro
17hs30min-Reunião com a comunidade de Poré
19hs00min-Celebração Eucarística
20hs00min-Jantar

DIA 14/03(quarta-feira)
Manhã
06hs00min-Oração da manhã P.A Sabiá/Sombreiro
07hs00min-Café comunitário
08hs00min-Reunião comunidade de Monte Alegre
09hs00min-Reunião com P.A Nova Vida
12hs00min-Almoço -Nova Vida

Tarde
15hs00min-Reunião com a comunidade Caraúba
17hs00min-Reunião com o P.A Palheiros
19h00min-celebração
20hs00min-Jantar-Palheiros

DIA 15/03(Quinta-feira)
Manhã
06hs00min-Oração e café comunitário na Capela Nossa Senhora de Fátima- Umarí
07hs30min-visitas as escolas (Maria Gorete de Carvalho Macedo e Anexo, Escola Estadual José Calazans Freire e Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti)
09hs30min-Promotoria e Fórum
10hs00min- Fórum das associações
Local:Câmara Municipal
Tarde

14hs30min-Reunião com o P.A Dutra
15hs30min-Reunião com o P.A Bom Lugar
17hs00min-Reunião com o P.A Salgado
19hs00min-Celebração Eucarística na capela Nossa Senhora das Graças- Sítio Pereiros
20hs00min-Jantar

DIA 16/03(Sexta-feira)
Manhã
06hs00min-Oração da manhã na matriz
07hs00min-Café comunitário
Local: Patamar da Matriz
07hs30min-Confissão
Local: Igreja Matriz
09hs30min-visita a prefeitura
10hs00min-visita a secretaria da paróquia
12hs00min-Almoço

Tarde
14hs30min-Visita ao Centro de mel e a polpa de fruta
15hs00min-Reunião com os líderes da Pastoral da pessoa idosa
15hs30min-visita à Delegacia
16hs00min-visita ao Hospital
17hs30min-Celebração Eucarística
Local: Igreja Matriz
18hs30min-jantar
19hs30min-Reunião com os agentes de pastorais
Local: Salão paroquial

DIA 17/03(Sábado)
Manhã
06hs00min-Oração da manhã-Matriz
07hs00min-Café comunitário
08hs00min-Reunião com o Conselho pastoral paroquial-CPP
Local: Salão Paroquial
08hs00min-Reunião com os tesoureiros
Local: Secretaria – Sala 02
09hs00min-Reunião com os movimentos Marianos (Legião de Maria, Terço dos homens, Apostolado da Oração e Mãe Rainha)
Local: Igreja Matriz
09hs30min-Reunião com a pastoral do dízimo
Local: Sala do Dízimo
10hs00min-Reunião com a pastoral familiar
Local: Igreja Matriz
10hs00min-Reunião com os catequistas
Local: Salão I
10hs30min-Reunião com as equipes de liturgia
Local: Salão
12hs00min-Almoço

Tarde
14hs30min-Reunião com o E.C.C
Local: Igreja Matriz
14hs30min-Reunião com os líderes da Pastoral da Criança
Local: Igreja Matriz
15hs00min-Reunião com os Coroinhas
Local: Salão Paroquial
16hs00min-Reunião com a Juventude
Local: Salão Paroquial
18hs00min-Celebração Eucarística
Local: Setor Norte

DIA 18/03(Domingo)-ENCERRAMENTO
Manhã
08hs00min-celebração da aliança
Local: Igreja matriz
09hs00min-assembleia paroquial-Avaliação da visita pastoral
12hs00min-Almoço
17hs00min-Celebração Eucarística de encerramento

Visita do Bispo Dom Mariano Manzana

DIA 12/03(segunda-feira)
MANHÃ
06hs00min-oração da manhã-Matriz

07hs00min-café comunitário
Local: Feira da agricultura familiar

08hs00min-Reunião com as autoridades locais
Local: Câmara Municipal

10hs00min-visita às secretarias (Saúde, Educação, Ação social, Turismo e Comunicação, Obras, Administração e Agricultura)

12hs00min-Almoço

TARDE
14hs30min-Encontro com profissionais da Educação do Estado e Município
Local: Câmara Municipal

16hs30min-Encontro com os meios de comunicação
Local: Câmara Municipal

17hs30min-Reunião com a comunidade Pêgas

18hs30min- Celebração Eucarística - Santuário de Mãe Rainha

20hs00min-Jantar

A PARÓQUIA DE UPANEMA EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA A VISITA DO SEU PASTOR DIOCESANO - DOM MARIANO MANZANA


Inicia neste domingo, dia 11 (domingo) a VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO DOM MARIANO MANZANA, que se estenderá até o dia 18 de março de 2012, essa visita além do cunho jurídico (administrativo e canônico), tem o pastoral de forma especial, onde a paróquia receberá a visita do seu Pastor Diocesano que vem visitar o rebanho do Senhor.

Os preparativos finais estão sendo finalizados para que tudo ocorra dentro dos conformes, planejado pela equipe executiva da paróquia.

O bispo inicialmente será recepcionado civilmente pelas autoridades muncipais e pastoralmente pelo Conselho Paroquial de Pastoral na Capela de Santo Antônio na Fazenda Poré, às 17:00 hs, onde de lá sairá numa carreata (em carro aberto) até a Praça Antenor Severino da Costa, onde será acolhido pelas agentes de pastorais, grupos, movimentos e serviços e a comunidade em geral, às 18:00 horas, passando a caminhar com o povo de Deus até o Largo da Igreja Matriz da Imaculada Conceição, ocasião em que acontecerá a SOLENIDADE DE ABERTURA DA VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO DOM MARIANO MANZANA e toda a sua equipe diocesana com o hasteamento das bandeiras civis e eclesiásticas, seguido dos pronunciamentos da Prefeita Municipal, do Paróco e do Bispo Diocesano, que oficializará a sua visita pastoral com a celebração da Santa Missa, no interior da Igreja Matriz.

A programação da visita segue com eventos sociais e religiosos que acontecerão durante toda a semana, onde o bispo irá passar boa parte de sua programação na zona rural.

O sucesso dessa visita dependerá da sua participação!

Ressalta-se que no dia da abertura da visita, dia 11 de março, a nossa paróquia também terá a alegria de congratular-se com o nosso paróco que comemorará o seu aniversário natalício, assim será uma festa dupla.
Esperamos por você, vamos fazer dessa festa um momento de fé, oração e confraternização popular.
PASCOM/UPAMEMA

Aniversariantes de Pe. Francinaldo Macário

É com muita alegria e satisfação que registramos o aniversário natalício do Pe. Francinaldo Macário, nosso pároco. A ele nossa mensagem:

"Celebrar a vida é celebrar o dom de Deus em nossa existência. Ao contemplar a vida que surge e ressurge a cada dia, nosso coração brada glória ao Deus altíssimo por tão grande bondade e generosidade.

De modo especial, celebrar o aniversário natalício de quem amamos e se tornou importante para nós, é muito mais especial ainda... Hoje, dia 11 de março, Padre Francinaldo completa mais um ano de vida.

É neste sentido, que nossa Paróquia se alegra pela passagem do aniversário do nosso querido Padre Francinaldo. Ele chegou ano passado e, de mansinho, foi conquistando a nossa simpatia, admiração, carinho e amor.
O jovem sacerdote Francinaldo é uma pessoa comprometida com o amor de Deus, onde busca na vivência do seu ministério, ser sinal de unidade e da presença viva do Coração de Jesus.

Hoje ele completa mais um ano de vida. Nós queremos nos alegrar pelo dom da sua vida e pela sua vocação de ser sacerdote. Desejamos a ele muitas felicidades e um apostolado repleto das bênçãos e das graças da nossa mãezinha do céu, intitulada: Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Parabéns e Felicidades!!!"

Fonte: PASCOM

aniversario de