sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

I ENCONTRO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013



Neste sábado as 16h00min no Salão Paroquial da nossa Igreja acontecera o I ENCONTRO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Toda a comunidade de Upanema esta sendo convidada a participar. Atenção grupos e movimento não deixe de participar.

Lembramos aos membros do Grupo de Jovens Caminhando com Cristo que neste sábado estaremos voltando as nossas atividades.

Esperamos todos vocês la!!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SERVIR E ACOLHER

1º Humildade para servir e acolher a todos, sem distinção.
Mt 20, 25-28
25. Jesus, porém, os chamou e lhes disse: Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. 26. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. 27. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. 28. Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.

Lc 10, 30-3430. Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. 31. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. 32. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. 33. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. 34. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.

2º Disponibilidade necessária para servir ao Reino de Deus.

Lc 9, 57-6257. Enquanto caminhavam, um homem lhe disse: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás. 58. Jesus replicou-lhe: As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 59. A outro disse: Segue-me. Mas ele pediu: Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai. 60. Mas Jesus disse-lhe: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus. 61. Um outro ainda lhe falou: Senhor, seguir-te-ei, mas permite primeiro que me despeça dos que estão em casa. 62. Mas Jesus disse-lhe: Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.  
 

ESTAMOS DE VOLTA!

A Coordenação do Projeto Caminhando com Jesus, informa que neste domingo estarão retornando com os encontros dominicais para crianças e adolescentes da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, acontecidos no Salão Paroquial, às 8:00hs.
 
PARTICIPEM!!!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A IMPORTANCIA DO ACOLHIMENTO

 
Colocar no Auditório da Escola Músicas de Acolhida, de Amizade...
 
Uma boa opção de Música seria Amigos Pela Fé Anjos de Resgate Composição: Dalvimar Gallo
 
Quem me dará um ombro amigo quando eu precisar? E se eu cair, se eu vacilar, quem vai me levantar? Sou eu, quem vai ouvir você quando o mundo não puder te entender Foi Deus, quem te escolheu pra ser o melhor amigo que eu pudesse ter
 
Refrão: Amigos, pra sempre Dois Amigos que nasceram pela fé Amigos, pra sempre Para sempre amigos sim, se Deus quiser .
 
Quem é que vai me acolher, na minha indecisão Se eu me perder pelo caminho quem me dará a mão Foi Deus, quem consagrou você e eu para sermos bons amigos, num só coração Por isso eu estarei aqui quando tudo parecer sem solução Peço a Deus que te guarde (que te guarde, abençoe e mostre a sua face) E te dê a sua Paz. Uouou........ (Refrão)

Atividade para criancas, dinamica de grupo do feiticeiro


Dinâmica: " O feitiço virou contra o feitiçeiro "

Objetivo: Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer.
Materiais: -
Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um lider de cada grupo que fala em voz alta para todos os micos escolhidos.
Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feitiçeiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos. 

Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"

Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"

Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!

ENTREVISTA

Objetivos 1. Obter conhecimentos, informações ou mesmo opiniões atuais a respeito de um tema. 2. Utilizar melhor os conhecimentos de um especialista. 3. Obter mais informações em menos tempo. 4. Tornar o estudo de um tema, mais dinâmico. Passos 1. Coordenador apresenta em breves palavras, um tema, deixando várias dúvidas sobre o mesmo(propositalmente). 2. Coordenador levanta com o grupo, a possibilidade de completar o conhecimento através de entrevista junto a pessoas que são estudiosas do assunto. 3. O grupo define o entrevistado. 4. O grupo, orientado pelo coordenador prepara as perguntas para a entrevista. 5. Convite ao entrevistado. 6. Representante do grupo faz as perguntas. 7. Auditório vai registrando as perguntas. 8. Coordenador possibilita comentários sobre as respostas dadas pelo entrevistado. 9. Coordenador faz uma síntese de todo o conteúdo. 10. Discussão sobre o assunto. 11. Grupo(auditório) apresenta, verbalmente, suas conclusões. Avaliação 1. Para que serviu a dinâmica? 2. O que descobrimos através da entrevista? 3. O que gostaríamos de aprofundar sobre o assunto?

A História da “Máquina Registrada”

Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.

Exercício da “Máquina Registradora”
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.

Declaração acerca da história: Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados ........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu ........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu....... V F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade............ V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?

Medo de Desafios

Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a múica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.

DINÂMICA DA FLOR

Cada participante desenha e pinta uma flor bem bonita e recorta-a (Pedir que o cursista desenhe pensando em si mesmo. Uma flor que represente ele). Após ter pintado e recortado, divide a flor em duas partes iguais. Dá uma das partes a alguém / recebe uma parte da outra pessoa (Solicitar que nesse momento ele escolha uma pessoa, dê um abraço,fale palavras de incentivo, otimismo fé..., enfim criar um ambiente de confraternização). Após ter recebido uma das partes da outra pessoa, cola a parte que recebeu com aquela que ficou com ele (numa nova folha de ofício), formando uma nova flor (agora com dois pedaços de flores diferentes). Recorta novamente a nova flor e divide em duas partes iguais (de modo a ficar, cada parte, com pedaços das duas flores anteriores). Repete as orientações do item 3. Repete as orientações do item 4 (agora a nova flor formada terá quatro partes diferentes). Após a última formação da flor (com quatro partes diferentes), cada participante coloca seu nome e faz-se uma exposição com todas as novas flores formadas / cada um reflete sobre sua flor. Cada participante procura identificar quais as pessoas autoras das partes que compõem a sua flor. Questionamentos e discussões sobre as experiências vividas (primeiro momento de discussões). Após a primeira discussão, cada participante procura identificar onde estão as partes da sua flor original (Identifiquem e memorizem as pessoas que estão com partes de sua flor). O Formador solicita que todos os participantes caminhem no centro (pode ser utilizado um fundo musical), e, após o sinal dele, todos param e fazem uma conexão (dando as mãos) com todas as pessoas que possuem partes de sua flor original. Visualização e reflexão em grupo (segundo momento de discussões). Principais pontos para serem refletidos e discutidos que são provocados pela Dinâmica da Flor:

 

  • Integração;
  • Interação;
  • Conhecer a si / re-conhecer a si;
  • Conhecer o outro / reconhecer-se no outro;
  • Relações;
  • Construir;
  • Destruir;
  • Reconstruir;
  • Resultado de um trabalho compartilhado;
  • Resultado de várias etapas a serem cumpridas, vencidas;
  • Rede de relacionamentos;
  • Etc.

 
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

URGENTE!!!

Comunicamos a todos os alunos, Professores e Funcionários da Escola Maria Gorete que as aulas não começarão mais neste dia 18/ 02 (amanhã) na escola sede, somente dia 25/ 02, próxima segunda-feira.
 
MOTIVO: A reforma iniciada nestes dias não foi concluída.
OBS.: No anexo, permanece a mesma programação para este dia 18/ 02 (amanhã).
 
FONTE: blog Escola Maria Gorete

domingo, 10 de fevereiro de 2013

IGREJA CATÓLICA E O CARNAVAL EM UPANEMA

A IGREJA CATÓLICA EM UPANEMA, há três oferece um carnaval diferente para os seus fiéis. Nos dois anos anteriores, o Retiro Espritual de Carnaval, aconteceu no Sítio Altamira, de propriedade de seu Geraldo Messias (in memorian), este ano acontecerá na Fazenda Poré, de propriedade de DORIAN FREIRE.
 
Com muitas palestras, brincadeiras, sorteios, Missas, Adoração Eucarística e muita animação com a Banda Deus Conosco.
 
Todos são convidados a participarem conosco deste novo modelo de Carnaval e animação.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

UM CARNAVAL DIFERENTE!

carnaval (Foto: Reprodução/TV Bahia)
 
Dezenas de católicos baianos se reuniram, na tarde deste domingo (3), para fazer um carnaval diferente. Em vez de ouvirem as letras tradicionais de axé e pagode, as canções tinham mensagens de fé e louvor a Deus.
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
 
 carnaval (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Foliões fizeram percurso da Praia do Flamengo, em Salvador, até Ipitanga, na região metropolitana. Projeto se chama Verão Elétrico. (Foto: Reprodução/TV Bahia)
 
carnaval (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Trio elétrico animou os foliões católicos. (Foto: Reprodução/TV Bahia

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL!

Significado de Carnaval

Carnaval vem do latim "carna vale" que significa dizer adeus à carne, e é uma festa que originou-se na Grécia, há mais de 500 anos a.C. Nesta festa o povo agradecia aos deuses pela colheita, pela sua produção naquele período. Os festejos eram bastante difundidos pelo povo de cada cidade, onde todos comemoravam brincando, comendo fartamente e consumindo muito vinho.
O carnaval como se conhece hoje com desfiles de fantasias foi exportado pela França, na Paris no século XIX. Também é festejado o carnaval em muitas cidades pelo mundo, como Nova Orleans nos Estados Unidos, Veneza na Itália, em Toronto no Canadá e outros. No Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, foi responsável por exportar um carnaval diferente para outras cidades do mundo.

Carnaval no Brasil

O carnaval do Brasil é um espetáculo de grande beleza onde se distingue o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que é considerado o maior carnaval do mundo pelo Guinness Book. Os desfiles são televisionados e enviados para o mundo inteiro.
O carnaval acontece em todo Brasil, em quase todas as cidades e ainda são destaque as festas em São Paulo, Salvador na Bahia, Ouro Preto em Minas Gerais, Olinda, entre muitas outras. Geralmente é uma festa que se prolonga pelo período de 10 dias e acaba no raiar da Quarta-feira de Cinzas. No estado de Pernambuco, em cidades como Olinda e Recife, o carnaval democrático é muito popular, onde todos podem participar e se divertir.
 
Carnaval em UPANEMA
 
Em Upanema, o Carnaval foi sempre levado a sério. Como em todo lugar tem uma história cultural muito bonita.
 
HISTÓRICO:
 
- BAILES NO CLUBE MUNICIPAL (consistia em conj. musicais tocando frevos e os blocos animados rodando um atrás dos outros dentro do clube);
- VISITA DOS BLOCOS CARNAVALESCO A OUTRAS CIDADES;
- DISPUTA DOS BLOCOS COM SEUS TRAJES;
- CALDO DOS CENSURADOS (o caldo era servido na casa de Geraldo Messias (in memorian) durante o intervalo dos carnavais);
- CARNAVAL DE RUA;
- CHEGADA DE TRIOS ELÉTRICOS;
- MELA -MELA NAS RUAS;
- CARNAVAL DO RIO;
- E HOJE?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Começou hoje, a JORNADA PEDAGÓGICA, na responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, interrompida logo após, por uma queda de energia na Câmara Municipal de Upanema.