quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estudantes brasileiros concorrem a bolsas para doutorado na Alemanha

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 17:44
Candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica podem concorrer a bolsas de doutorado na Alemanha, implementadas a partir de abril de 2011. As bolsas são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), para doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche. Todas as áreas de conhecimento são contempladas. O prazo para encaminhamento das propostas é 5 de março.

O objetivo da parceria é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha. A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa e a distribuição das bolsas aos candidatos aprovados será estabelecida de acordo com os critérios de cada uma das agências.
O programa prevê um curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.
Requisito – Para inscrever-se no programa é necessário ter curso de mestrado concluído ou em fase conclusão até o final do primeiro semestre de 2010, para doutorado integral, e estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, nos casos de doutorado-sanduíche ou duplo-doutorado.
O candidato também precisa ter comprovante de conhecimento do idioma inglês ou alemão, carta de aceitação do orientador alemão, projeto de pesquisa científica de qualidade e ser formalmente aceito pelos orientadores, além de ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país.
Além da bolsa e do curso de alemão, outros benefícios concedidos são alojamento, seguro saúde, auxílio para cônjuge e filhos, passagens aéreas e auxílio-instalação. Interessados devem encaminhar as propostas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, até 5 de março. É imprescindível a atualização do Currículo Lattes antes do preenchimento do formulário.
Uma via de todos os documentos (não encadernados) deverá ser enviada pelos correios com data de postagem até o dia 4 de março para o escritório do DAAD (Rua Pres. Carlos de Campos 417, Rio de Janeiro, RJ, Cep 22231-080). Mais informações podem ser obtidas pelo correio Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico, e outros requisitos exigidos pelas agências devem ser verificados nas páginas da Capes ou do CNPq na internet.

Assessoria de Imprensa da Capes
PORTAL DO MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário