terça-feira, 21 de setembro de 2010

Projeto de Leitura

A Escola Municipal Maria Gorete, está realizando um Projeto de leitura.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

DURAÇÃO: 12 MESES

META: CRECHE AO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR

INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUL. PROFESSORA MARIA GORETE DE C. MACÊDO



2. JUSTIFICATIVA:

No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para ler, ouvir e simplesmente contar histórias para nossos filhos(as). Esquecemos que, através das histórias, a criança, o adolescente e o jovem criam seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada. Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo prepara nossos alunos(as) para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas. A leitura está presente em nossa vida. Em nossa cultura há muito tempo existe o hábito de contar e ouvir histórias. Está relacionado à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura aproxima as pessoas do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade de crianças, jovens e adultos com os livros, jornais, revistas, cartas, e-mails e outras formas e contatos com leitura para a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato das pessoas com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são um dos principais agentes na promoção dessa prática, e a escola, o principal espaço para isso. Nesse sentido, O PROJETO: Minha Escola Lê, visa fazer com que o aluno(a) tenha prazer em ler, ouvir e transmitir a mensagem a outros. Assim, a leitura deverá ser mostrada com dimensão de prazer e de alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades escolares.

Executado em parceria com a Secretaria de Educação, comunidade escolar e voluntários, a idéia é proporcionar entretenimento e incentivar o hábito da leitura dentro e fora da instituição escolar.



3. OBJETIVOS:

3.1. GERAL:

• Trabalhar a leitura permanentemente na sala de aula, fomentando o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.



3.2. ESPECÍFICOS:

• Contar, dramatizar e assistir as histórias clássicas;

• Contar histórias através de gravuras;

• Apresentar aos alunos para folhear: livros, revistas e jornais;

• Criar o baú itinerante de história;

• Cantar com os alunos e produzir as atividades a partir das musicas apresentas;

• Criar o momento da leitura diária e interpretá-la;

• Criar a sala de leitura;

• Conscientizar os alunos quanto a importância de ler;

• Compreender o que se está lendo;

• Ler diariamente para o aluno;

• Produção de textos;

• Trabalhar textos fatiados;

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;

• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra de autores;

• Conhecer poemas, histórias em quadrinhos, reflexões e etc;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem;

• Trazer autores de livros locais e da região para contar poemas e versos.



4. METODOLOGIA:

O Projeto de Leitura: Minha Escola Lê, será executado na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, pelos professores da Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor e Maior. Será realizado durante todo o ano com o intuito de fortalecer os laços da leitura dentro e fora da escola.

5. AÇÃO CONCRETA DO PROJETO PARA ESTIMULAÇÃO DA LEITURA PERMANENTE APÓS EXECUÇÃO DO PROJETO:

• 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes de creche, educação infantil e ensino fundamental.

• 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.

• 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.

• 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.

• 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.



6. ATIVIDADES:

• Produção de textos com letras, gravuras, frases e palavras;

• Trabalhando com rótulos;

• Poesias, Poemas e versos;

• Contagem de histórias;

• Dramatização de histórias;

• Atividades de raciocínio: cruzadinhas, quebra-cabeças, jogo da memória e outros;

• Musica: estimular gestos, mímicas e etc;

• Atividades referente as histórias apresentadas;

• Recorte e colagem;

• Leitura de poemas, reflexões, versos e etc;

• Pesquisas literárias;

• Montagem da sala de leitura;

• Aquisição de livros, revistas e jornais;

• Jogos e brincadeiras;

• Teatro;

• Gincanas literárias;

• Baú da história.

7. MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:

• Jogos;

• Cartolinas;

• Folha de ofício;

• Álcool;

• Mimeógrafo;

• Computador e impressora;

• Fantoches e dedoches;

• Cortinas de histórias;

• Livros das histórias clássicas;

• Caixas de papelão: Dados com letras, sílabas e palavras;

• Papel madeira;

• Canetas coloridas;

• Fita adesiva;

• Revistas e jornais;

• Cola;

• E.V.A;

• TNT;

• Velcro;

• Feltro;

• Televisão;

• Retroprojetor;

• Fitas: Filmes das histórias infantis;

• Livros de pano;

• Aventais de histórias;

• A bolsa das letras e palavras.



8. AVALIAÇÃO:



A avaliação ocorrerá de forma contínua, levando em consideração o interesse e a participação dos alunos no cumprimento das atividades desenvolvidas dentro e fora da ESCOLA.

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