1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
DURAÇÃO: 12 MESES
META: CRECHE AO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUL. PROFESSORA MARIA GORETE DE C. MACÊDO
2. JUSTIFICATIVA:
No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para ler, ouvir e simplesmente contar histórias para nossos filhos(as). Esquecemos que, através das histórias, a criança, o adolescente e o jovem criam seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada. Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo prepara nossos alunos(as) para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas. A leitura está presente em nossa vida. Em nossa cultura há muito tempo existe o hábito de contar e ouvir histórias. Está relacionado à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura aproxima as pessoas do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade de crianças, jovens e adultos com os livros, jornais, revistas, cartas, e-mails e outras formas e contatos com leitura para a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato das pessoas com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são um dos principais agentes na promoção dessa prática, e a escola, o principal espaço para isso. Nesse sentido, O PROJETO: Minha Escola Lê, visa fazer com que o aluno(a) tenha prazer em ler, ouvir e transmitir a mensagem a outros. Assim, a leitura deverá ser mostrada com dimensão de prazer e de alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades escolares.
Executado em parceria com a Secretaria de Educação, comunidade escolar e voluntários, a idéia é proporcionar entretenimento e incentivar o hábito da leitura dentro e fora da instituição escolar.
3. OBJETIVOS:
3.1. GERAL:
• Trabalhar a leitura permanentemente na sala de aula, fomentando o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.
3.2. ESPECÍFICOS:
• Contar, dramatizar e assistir as histórias clássicas;
• Contar histórias através de gravuras;
• Apresentar aos alunos para folhear: livros, revistas e jornais;
• Criar o baú itinerante de história;
• Cantar com os alunos e produzir as atividades a partir das musicas apresentas;
• Criar o momento da leitura diária e interpretá-la;
• Criar a sala de leitura;
• Conscientizar os alunos quanto a importância de ler;
• Compreender o que se está lendo;
• Ler diariamente para o aluno;
• Produção de textos;
• Trabalhar textos fatiados;
• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra de autores;
• Conhecer poemas, histórias em quadrinhos, reflexões e etc;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem;
• Trazer autores de livros locais e da região para contar poemas e versos.
4. METODOLOGIA:
O Projeto de Leitura: Minha Escola Lê, será executado na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, pelos professores da Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor e Maior. Será realizado durante todo o ano com o intuito de fortalecer os laços da leitura dentro e fora da escola.
5. AÇÃO CONCRETA DO PROJETO PARA ESTIMULAÇÃO DA LEITURA PERMANENTE APÓS EXECUÇÃO DO PROJETO:
• 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes de creche, educação infantil e ensino fundamental.
• 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
• 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), pseudo-leituras, entre tantas outras.
• 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.
• 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
6. ATIVIDADES:
• Produção de textos com letras, gravuras, frases e palavras;
• Trabalhando com rótulos;
• Poesias, Poemas e versos;
• Contagem de histórias;
• Dramatização de histórias;
• Atividades de raciocínio: cruzadinhas, quebra-cabeças, jogo da memória e outros;
• Musica: estimular gestos, mímicas e etc;
• Atividades referente as histórias apresentadas;
• Recorte e colagem;
• Leitura de poemas, reflexões, versos e etc;
• Pesquisas literárias;
• Montagem da sala de leitura;
• Aquisição de livros, revistas e jornais;
• Jogos e brincadeiras;
• Teatro;
• Gincanas literárias;
• Baú da história.
7. MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:
• Jogos;
• Cartolinas;
• Folha de ofício;
• Álcool;
• Mimeógrafo;
• Computador e impressora;
• Fantoches e dedoches;
• Cortinas de histórias;
• Livros das histórias clássicas;
• Caixas de papelão: Dados com letras, sílabas e palavras;
• Papel madeira;
• Canetas coloridas;
• Fita adesiva;
• Revistas e jornais;
• Cola;
• E.V.A;
• TNT;
• Velcro;
• Feltro;
• Televisão;
• Retroprojetor;
• Fitas: Filmes das histórias infantis;
• Livros de pano;
• Aventais de histórias;
• A bolsa das letras e palavras.
8. AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorrerá de forma contínua, levando em consideração o interesse e a participação dos alunos no cumprimento das atividades desenvolvidas dentro e fora da ESCOLA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário