Neste dia 25 de Dezembro, a Pastoral Familiar, grupo de casais católicos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Upanema/RN, estará realizando o Natal das comunidades de Atoleiros e Independência. Na oportunidade estarão fazendo uma grande celebração, serão entregues presentes e lancheiras as crianças, sorteio de presentes para as famílias e lanche para toda a comunidade. Desejando assim, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, amor, fraternidade e muitas realizações em seus lares.
sábado, 19 de dezembro de 2009
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
A PASTORAL FAMILIAR: SUA CRIAÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE NA EVANGELIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS.
Numa abordagem antropológica e sociológica, mais do que religiosa, afirmar a cidadania da família quer dizer reconhecer seu papel de sujeito na construção de uma nova sociedade e promover orientações de conduta inspiradas em critérios de solidariedade e de plena reciprocidade, características constituintes da família.
Família, fonte de vida e construtora da paz!
A Pastoral Familiar, portanto, é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
Resumidamente, os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.
A Pastoral Familiar parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.
SUA IMPORTÂNCIAO documento de Santo Domingo falou da “prioridade e centralidade da pastoral familiar na Igreja diocesana” (n.º 222). O Papa João Paulo II assim falou aos Bispos do Brasil:
“em cada diocese – vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero – o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à medida que der o máximo a uma Pastoral Familiar efetiva”.Diríamos que a organização da Pastoral Familiar, em nível diocesano ou paroquial, não é uma opção, é uma obrigação.
GRANDES DESAFIOS
O agente da Pastoral Familiar, enriquecido pelo magistério da Igreja, que lhe coloca em mãos quatro grandes documentos: Familiaris Consortio, Carta às Famílias, Evangelho da Vida e o Diretório da Pastoral Familiar, sabe que, sobretudo em nossa atual e global modernidade, precisa encarar três grandes desafios que constituem um verdadeiro programa de vida.
Ele se propõe a defender e a promover três colunas vitais:1. A dignidade da pessoa humana;
2. O sacramento do matrimônio;
3. A inviolabilidade da vida e da família.
Assim como os dogmas estão para a fé católica, estes três pilares estão para a prática cristã dos agentes da Pastoral Familiar que, conforme afirma o Diretório da Pastoral Familiar, são: o bispo, o sacerdote, os religiosos e religiosas, os leigos e leigas que se dedicam a esta prioritária tarefa da Igreja.
ORGANIZAÇÃO:
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar possui uma coordenação nacional (CONAPAF). Além disso, a CNPF é composta pelos bispos, assessores e casais representantes da Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB, no Distrito Federal e os representantes nacionais dos principais Movimentos, Institutos e Serviços familiares em defesa da Vida.
ESTRUTURAS DA PASTORAL FAMILIAR
A Pastoral Familiar foi estruturada a partir da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II, com base na comunidade diocesana e paroquial. O Papa, contudo, realçou o lugar especial que, neste campo, compete à missão dos cônjuges e das famílias cristãs. Em virtude da graça recebida no sacramento do matrimônio, eles devem atuar no seio da própria família com testemunho de vida.
Devem atuar também na esfera pública, buscando formar opinião e consciências segundo os valores cristãos, através de “associações de famílias a serviço das famílias”, inclusive com empenho ativo em todos os níveis, mesmo em parceria com outras associações não-eclesiais que defendam aspirações justas.
ETAPAS
Neste documento ficam claras também as três grandes etapas do trabalho da Pastoral Familiar:
1. Setor Pré-Matrimonial, que envolve a preparação dos jovens para o matrimônio e a vida familiar, inclui também a celebração adequada do sacramento do matrimônio;
2. Setor Pós-Matrimonial, que diz respeito ao empenho da Igreja local em ajudar o casal a descobrir e a viver a nova vocação e missão de maneira alegre e frutuosa;
3. Setor Casos Especiais, onde a Pastoral Familiar, guiada pelos princípios da verdade e da misericórdia, procura ser “um empenho pastoral ainda mais generoso, inteligente e prudente, na linha do exemplo do Bom Pastor, àquelas famílias que - muitas vezes, independentemente da própria vontade ou pressionadas por outras exigências de natureza diversa, se encontram em situações difíceis” (77).
NOSSO TRABALHO LOCAL
1. Trabalhamos com casais;
2. Preparação para batizados e casamentos;
3. Evangelização na Zona Rural de nossa cidade;
4. Festas importantes de nossa Paróquia;
5. Auto-estima das famílias;
6. Orações nas residências.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
CONFRATERNIZAÇÕES...
DIA DAS MÃES...
DIA DOS PAIS...
SÃO JOÃO DA PASTORAL NA ALTAMIRA...
É NATAL NA PASTORAL...
PREPARAÇÃO PARA CASAMENTOS E BATIZADOS TAMBÉM É RESPONSABILIDADE DA PASTORAL FAMILIAR...
FORMAÇÃO DOS AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR
Curso de Relações Humanas com o Psicólogo da Secretaria de Ação Social MANOEL JONAS FREIRE
CASAL COORDENADOR DA PASTORAL FAMILIAR EM UPANEMA
EVANGELIZAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR NAS COMUNIDADES DE ATOLEIRO, INDEPENDENCIA E BARROCAS...
A FESTA DA PADROEIRA 2009 - UM GRANDE SUCESSO NA EVANGELIZAÇÃO DO POVO UPANEMENSE.
Ocorreu do dia 29/11 à 08/12 a FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, aqui em nossa cidade. Como sempre essa festa é dividida em duas partes: RELIGIOSA E SOCIAL. Durante todas as manhãs haviam missas, com Pe Tarcísio Pereira de Paiva, as 6:00hs e nas noites: novenas com Padres de comunidades vizinhas e estados. Tivemos várias autoridades católicas nos prestigiando, entre eles, o nosso Bispo: Dom Mariano Manzanna, na noite das famílias, autorizade máxima na diocese de Santa Luzia e o Provincial do Sagrado Coração de Jesus: Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira - Recife/PE; entre muitos outros: das paróquias de Patú, Pau dos Ferros, Camaragibe e etc. Todos os anos temos uma participação muito boa nas celebrações e demais atividades realizadas dentro dos festejos dedicado a Nossa senhora da Conceição. Esse ano notamos uma empolgação diferente entre os católicos, sentimos a presença do Espírito Santo pairando sobre as pessoas ainda mais forte, as pessoas mais convictas do caminho escolhido, Deus agindo nos corações de cada Cristão naqueles momentos e agradecemos a ELE(Deus) por isso, por nos permitir experimentar a sua presença viva no meio e dentro de nós, através da Eucaristia. A festa merece na minha opinião alguns destaques especiais:
1. Todas as celebrações eucaristicas foram boas e em especial as que ocorriam pela manhã, as 6:00hs;
2. A presença de Pe. Tarcísio na comunidade, em suas pregações e pontos de vista sobre o evangelho;
3. A presença de todos os padres e em especial: Bispo e Provincial;
4. A participação do povo em todos os momentos;
5. O Almoço de Nossa Senhora: cooedenado pela Pastoral familiar;
6. E a procissão.
Diante de tudo, concluimos que somos fortes, porque somos de Deus. Nossa Igreja é uma entidade séria e aberta, porém, com regras próprias, determinadas não por nós, mas, por Deus e como supervisosor temos O ESPÍRITO SANTO. Na oportunidade, agradecemos a Deus pelas grandes graças ocorridas nesta festa. Muitos foram os conhecedores da palavra de Deus. Muitos enchergaram a luz, que o próprio JESUS. AMÈM!!!!
1. Todas as celebrações eucaristicas foram boas e em especial as que ocorriam pela manhã, as 6:00hs;
2. A presença de Pe. Tarcísio na comunidade, em suas pregações e pontos de vista sobre o evangelho;
3. A presença de todos os padres e em especial: Bispo e Provincial;
4. A participação do povo em todos os momentos;
5. O Almoço de Nossa Senhora: cooedenado pela Pastoral familiar;
6. E a procissão.
Diante de tudo, concluimos que somos fortes, porque somos de Deus. Nossa Igreja é uma entidade séria e aberta, porém, com regras próprias, determinadas não por nós, mas, por Deus e como supervisosor temos O ESPÍRITO SANTO. Na oportunidade, agradecemos a Deus pelas grandes graças ocorridas nesta festa. Muitos foram os conhecedores da palavra de Deus. Muitos enchergaram a luz, que o próprio JESUS. AMÈM!!!!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
SÃO MUITOS OS DESCASOS EM NOSSO MUNICÍPIO, SEM QUE NINGUÉM RESPONDA POR ISSO!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Ação
Postado por Zé Mário
Ação
Em menos de oito dias nossa cidade passou por dois apagões. O da noite passada foi um verdadeiro descaso da COSERN com os clientes. A empresa não sabia precisar onde estava o problema, às vezes informava que era em Upanema, outras vezes que o problema estava no município de Gov dix sept Rosado. Faltou energia no inicio da noite e por três vezes o sistema voltava e desligava em seguida, mostrando que o sistema permanecia com problemas. Estes liga e desliga geralmente ocasiona problemas para equipamentos. Sem contar os vários prejuízos que ocasionou ao comercio local. Os transtornos na cidade foram vários. Famílias tendo que esperar os parentes que chegam todos os dias quase de meia noite das faculdades. Colégio sem aulas. Alimentos perecíveis se descongelando. Só as 02h52m e que a energia voltou.
PERGUNTA 01A câmara de vereadores não vai tomar uma AÇÃO a este respeito? Vai continuar fazendo “vista grossa” como a situação do caixa eletrônico do BB? Observando a total falta de respeito que o banco do Brasil está tendo com a população? E se quer convoca pelo menos o Gerente do Banco para prestar contas a este respeito.
PERGUNTA 02Será que por não residirem na cidade de Upanema os vereadores sequer tomam conhecimento dos problemas da cidade? Praticamente uma minoria é que mora em nossa cidade. E estes que aqui residem o que podem fazer pela comunidade e servir de exemplo para o que estão ausentes?
Postado por Zé Mário
domingo, 15 de novembro de 2009
O BANCO DO BRASIL...
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Comunicação e informação
Postado por Zé Mário às 00:17
Comunicação e informação
Como blogueiro ou talvez aprendiz sempre escrevo sobre assuntos relativos a nossa cidade, até porque acho que falar de assuntos a níveis estaduais e federais muito pouco agrega valor para os upanemenses , pois decisões nestas esferas quase não tem a ver com as opiniões dos eleitores ou do nosso povo. Exceto para quando políticos se engajam para trazer o melhor para o município. Embora acabe de ler no blog de Jander que será aberta uma agência do Banco do Brasil em jardim de Piranhas enquanto isso nós Upanemenses continuamos com um caixa eletrônicos que se quer tem pelo menos o conforto de se permanecer dentro da mesma por falta de ar condicionado.
Não que os Piranhenses não mereçam uma agencia do BB, eles merecem sim e acredito que nós também merecemos. Eles elegem deputados, senadores e governo, nós também. A DIFERENÇA é que os políticos de Jardim cobram e os de Upanema não. Exemplos, faz décadas que as famílias Rosado, Alves e Maias prometem 50 km de asfalto entre Upanema e Mossoró e até agora “nada” só promessas. A barragem foi construída e prometeram vários projetos que até agora não “saíram”. Diante de tudo isso espero que novos blogs upanemeses sejam criados para esclarecer aos que moram lá fora e também aqui a necessidade de se comunicar para esclarecer.
Hoje contamos com mais de trinta Blogs, esperamos que cada vez mais sejam criados novos blogs. A grande vantagem dos blogs acredito, é a interatividade com o público. E a maneira franca de comunicar e opinar.
Postado por Zé Mário às 00:17
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA VIDA DE UMA CRIANÇA.
As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador, ignorando o sol que brilha a convidar as brincadeiras na rua. Tanta mudança gera confusão e expectativas, por isso, a escolha por este tema que trata da importância do brincar, ou ainda, como o lúdico interfere no desenvolvimento de uma criança. A brincadeira contribui para o seu processo de socialização, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.A partir de muitos referenciais teóricos, será possível observar uma série de conceitos importantes, visando o bom desenvolvimento da aprendizagem da criança de 0 a 6 anos e o papel de pais e educadores nesta função tão importante que é educar uma criança.
Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:
"O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).
Refletindo essa importancia, a Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo(ANEXO), trabalhou em sua Semana Cultural A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO COTIDIANO DA CRIANÇA. Aconteceu do dia 04/ 11 à 06/11 com excelentes participação de alunos, funcionários dos diversos turnos e pais de alunos.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
FESTA DA PADROEIRA 2009
CONVITE
Estimados(as) filhos(as) de Deus, se aproxima mais uma tradicional FESTA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, nossa padroeira, momento especial de confraternização entre irmãos e de devoção a nossa querida Mãe, a Imaculada Conceição. É neste entusiasmo, que CONVIDAMOS VOCÊ e toda a sua FAMÍLIA para participar e abrilhantar a nossa festa, que do seu sucesso dependerá da participação de todos os filhos, conterrâneos e amigos de UPANEMA/RN. Neste ano a renda da festa será revertida para a concretização da seguinte meta: “Compra de um novo sino para a Igreja Matriz; Conclusão do Santuário da Mãe Rainha e a Sustentabilidade da Ação Missionária de nossa Igreja”Deus abençoe a todos!
Pe. Tarcísio Pereira de Paiva –SCJ e Comissão Central.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Dia 29/11 (Domingo) – Abertura Oficial da Festa
Noite das Comunidades
19:30 h – Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva-SCJ – Upanena/RN
Responsáveis: Setores Missionários Urbanos e Rurais, Sindicato Rural, Cooperativas e Secretaria Municipal de Agricultura
Dia 30/11 (Segunda-feira)
Noite da Educação
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Augusto Lívio Nogueira de Morais - Mossoró/RN
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estaduais e Grêmio Estudantil Aldo Felinto
Dia 01/12 (Terça-feira)
Noite dos Três Poderes, dos órgãos essenciais a Justiça e da Segurança Pública
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Ivan dos Santos – Luiz Gomes/RN
Responsáveis: Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Advogados, Polícia Militar e Guarda Municipal
Dia 02/12 (Quarta-feira)
Noite da Pessoa Idosa
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Gerônimo Dantas dos Santos - Caraúbas/RN
Responsáveis: Pastoral da Pessoa Idosa e Grupos de Idosos “Damião Alexandre” e “Dois Irmãos”
Dia 03/12 (Quinta-feira)
Noite das Crianças e Adolescentes
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Possídio Lopes dos Santos - Patu/RN
Responsáveis: Pastoral da Criança, Pastoral da Catequese, COMDICA e Conselho Tutelar
Dia 04/12 (Sexta-feira)
Noite das Pastorais, grupos, movimentos e serviços da Igreja
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. José Egito Freire-SCJ – Campo Grande/RN
Responsáveis: Conselho Pastoral Missionário Urbano
Dia 05/12 (Sábado)
Noite dos Conterrâneos e amigos de Upanema
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva-SCJ - Upanema/RN
Responsáveis: Josafá Inácio, Rivanda Bezerra, Geovanne Bezerra e Maria José Bezerra
Dia 06/12 (Domingo)
Noite das Famílias
19:30 h – Celebração Eucarística
Celebrante: Dom Mariano Manzana – Bispo Diocesano - Mossoró/RN
Responsáveis: Pastoral da Família e Encontro de Casais com Cristo – ECC
Dia 07/12 (Segunda-feira)
Noite da Juventude
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Josemar Joaquim de Lima – Camaragibe/PE
Responsável: Missão Dehoniana Juvenil - MDJ
Dia 08/12 (Terça-feira) – DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Encerramento da Festa
05:00 h – Alvorada0
8:00 h – Batizados
10:00 h – Missa Solene
Celebrante: Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira – Recife/PE e concelebrantes presentes
12:00 h – Almoço de Nossa Senhora da Conceição – Clube Municipal
17:00 – Procissão e Encerramento da Festa com a Benção do Santíssimo.
PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL
De 29/11 a 07/12 – Show Cultural – Praça de Eventos
Dia 06/12 – Leilão – Praça de Eventos e Festa Social – Portal do Sol
Dia 08/12 – Sorteio de Prêmios – Logo após a procissão
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Dia de todos os santos
A Igreja hoje celebra a festa daqueles que se comprometeram com Deus Pai, com o seu Reino de bondade, de justiça e de amor e, em nome Jesus Cristo, se comprometeram de maneira radical, também, com os seus semelhantes. Por isso, nesta festa, todo o povo cristão é convidado a entrar em comunhão com Deus e com todo o homem de boa vontade.
Como Jesus de Nazaré, somos convidados a fazer de nossa vida uma eucaristia, uma oferenda viva. Na Igreja antiga, os santos eram entregues às chamas, às feras, às torturas cruéis. Hoje, também, milhares de santos são entregues à morte, são torturados pela fome, pelo desemprego, pela doença, e silenciados pela repressão, pela intimidação, pelas ameaças de morte dos que se julgam senhores deste mundo. Mas é nas entranhas dos que sofrem, dos aflitos, dos esquecidos, que germinam, nascem e dão fruto as sementes do Evangelho de Jesus Cristo. Desta maneira, a festa de hoje é também a festa dos santos dos nossos dias, essa numerosa multidão cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja.
Finados: Como o grão de trigo
Uma vez plantada na terra, a cepa dá fruto a seu tempo. Da mesma forma, o grão de trigo, depois de ter caído à terra e de se ter dissolvido nela (Jo 12, 24), ressurge multiplicado pelo Espírito de Deus que tudo mantém. Depois, graças a um trabalho competente, esses frutos tornam-se utilizáveis pelos homens; seguidamente, recebendo a Palavra de Deus, tornam-se Eucaristia, quer dizer, corpo e sangue de Cristo.
Da mesma forma, os nossos corpos, alimentados por essa Eucaristia, após deitados à terra e nela dissolvidos, ressuscitarão a seu tempo quando o Verbo de Deus lhes conceder a graça da ressurreição «para glória de Deus Pai» (Fil 2, 11). Porque Ele obterá a imortalidade para o que é mortal e a incorruptibilidade para o que é corruptível (1Cor 15, 53), porque a força de Deus manifesta-se na fraqueza (2Cor 12, 9).
Sendo assim, acautelar-nos-emos de nos inflarmos de orgulho – como se fosse de nós mesmos que obtivéssemos a vida – e de nos levantarmos contra Deus, mantendo pensamentos de ingratidão. Pelo contrário, sabendo por experiência que é exclusivamente através Dele [...] que recebemos o dom de viver eternamente, nunca nos afastaremos dos pensamentos verazes sobre Deus e sobre nós mesmos. Conheceremos o poder de Deus e quantos benefícios Dele recebe o homem. Não nos equivocaremos a respeito da verdadeira concepção que é necessário ter de Deus e do homem. Aliás [...], se Deus permitiu a nossa decomposição na terra, não será precisamente para que, sabendo tudo isso, estivéssemos doravante atentos a tudo, de forma a não menosprezarmos nem a nós mesmos, nem Deus? [...] Se o cálice e o pão, pela Palavra de Deus, se tornam Eucaristia, como pretender que a carne é incapaz de receber a vida eterna?
Santo Ireneu de Lião (c. 130-c. 208), bispo, teólogo e mártir
Assinar:
Postagens (Atom)