segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vem aí! FÉRIAS!!!

Crianças em casa – Férias Possíveis


Por Santinha

Já tive crianças pequenas em férias e sei bem que quando a delas começa as nossas terminam e vice versa. Criança em casa, sem aula, dá um trabalho danado. Sem falar na comilança, na bagunça e no barulho, principalmente quando a grana esta curta e não podemos viajar. Mãss... nem tudo está perdido. É possível sim fazer com que esse período dos pequenos e de adultos seja só motivo de alegria e momentos inesquecíveis – Lembrem-se: Amanhã elas vão embora e o que guardaremos de mais importante em nossas vidas serão as lembranças dos momentos passados em família.
Embora organizar seja preciso, a primeira regra é relaxar com os horários e permitir que a preguiça se aconchegue. Tudo pode e deve ficar diferente, ser uma pausa na rotina dentro de casa, mas com imaginação. A ordem é que sejam dias que fujam do normal. Afinal, são férias e não importa onde aconteçam. Elas existem para que as crianças se divirtam. Em casa ou não, que as férias do seu filho sejam uma folguinha gostosa e bem diferente.
Ficam aqui algumas sugestões para fazer com muito pouco.
- Guarde as pastas e merendeiras, deixe os pimpolhos dormirem até mais tarde. Não queira preencher o dia todo deles. Férias são feitas para descansar.
- Verifique sites, revistas e encartes especiais nos jornais, nestes períodos é comum incluírem diversão para a garotada (muitas vezes gratuita)
- Dê um passeio turístico na sua cidade, como se estivesse de férias nela. Visite os principais pontos e aproveite para ensinar um pouco de História para as crianças. Será um incentivo a você mesmo (o) para aprender mais sobre o local onde vive, ou quem sabe voltar à infância.
- Pôr-do-sol: Se você mora numa cidade à beira-mar, no campo ou numa região montanhosa, no fim de semana não perca a oportunidade de levar seus filhos para curtir o entardecer. Olhem para o céu e deixe a mente divagar.
- Se você fizer a dobradinha cinema = pipoca e refrigerante +lanchonete, gastará muito dinheiro. Que tal variar e levar as crianças para um piquenique? Escolha um local bonito e bem freqüentado, prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber e lembre-se dos pratos, copos, talheres, guardanapos (tudo descartável of course!).
- Que tal cultivar uma pequena horta em casa? Independentemente do fato de morar em uma casa com um grande quintal ou em um pequeno apartamento, utilize o espaço que puder. Uma ótima idéia é fazer, em casa mesmo, uma horta ou um jardinzinho. Os pequenos ficarão surpresos ao perceber que de dentro de uma pequenina semente brota vida, beleza e alimento.
- Caravana Cultural: Para os filhos pequenos, filmes e teatros. Informe-se antes, peça dicas de quem já assistiu. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos; pode ser um show, um musical, uma comédia. Seja qual for à escolha, faça companhia a eles.
- Se estiver chovendo, monte a sua própria programação em casa! Pense na possibilidade de ensinar algum tipo de artesanato, pintura, compre um livrinho de atividades desses que vendem em bancas, esparrame lápis e canetinhas pelo chão e aproveite para voltar um pouco ao seu tempo de pré-escola. Ligar pontinhos até hoje é uma delícia.
- Na cozinha Invente receitas para fazer com as crianças. Adote pratos simples e que não precisem de fogo. Mesmo porque, o menu tem que ser estágio maternal mesmo depende muito da idade.
- Faça um revezamento de crianças com seus irmãos com outras mães. Você fica com os seus e os deles no sábado, e eles com todos no domingo. Ou, se não quiser radicalizar, um fica no turno da manhã até depois do almoço, o outro cobre o turno tarde/noitinha. Acredite: se é para ficar em casa, quanto mais crianças, menos trabalho você terá, porque elas vão preferir brincar entre elas e sua presença só será solicitada vez ou outra para resolver os indefectíveis conflitos de interesse.
- Teatro em casa: Individualmente ou em grupo, crie ou sugira uma peça para que eles ensaiem para apresentar à família.
- Leitura: No fim da tarde depois do almoço, leia histórias para seus filhos, se eles já forem grandes, conte uma passagem da sua própria história.
- Bicicleta – Ensine seu filho a andar de bicicleta.
- Sessão de Vídeo: Crianças adoram assistir repetidamente a seus filmes e desenhos preferidos. Veja junto faça perguntas sobre o cenário e os personagens. Se quiser alugar filmes novos vá pela manha à locadora.
- Internet que Integra: Se a família toda se reunir em volta do computador, num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Ouça as sugestões de dialogo dos filhos e aproveite para conhecer a maneira como cada um deles se comunica e faz novas amizades. Comecei a aprender o funcionamento da internet com os meus filhos.
Insista em atividades diferentes e em rituais que vocês possam fazer juntos, passear, fazer as refeições, assistir a filmes, organizar a casa, seus quartos mesmo que pareçam difícil conciliar os desejos de todos. Com certeza, o final das férias será feliz.
Hoje, agradeço aos meus três filhos Fabio, Rafael e Ana Maria, que tornaram possível mais este grande aprendizado, coisa que só os filhos nos ensinam.

Boas Férias!

Um comentário: